A Ayurveda é uma terapia complementar milenar de origem indiana que utiliza técnicas de massagem, nutrição, aromaterapia e fitoterapia, por exemplo, como método de diagnóstico, prevenção e também cura, baseada nos estudos do corpo, alma e mente. Na medicina Ayurveda, ou terapia Ayurvédica, acredita-se que há energias existentes no corpo, mente e meio que se vive, e, quando há um desequilíbrio energético, causados por problemas emocionais, trauma físico ou má alimentação, por exemplo, são acumuladas toxinas que dão origem às doenças.
Este tipo de terapia não é aprovado pelo Conselho Federal de Medicina, pois não existem comprovações científicas da sua eficácia. No entanto, está aprovada e é oferecida pelo SUS, como parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). É importante ressaltar que a Ayurveda não substitui o tratamento médico convencional, sem que haja conhecimento prévio do médico que o prescreveu.
Para que serve
A terapia Ayurverda é uma boa forma de complementar o tratamento de muitas condições de saúde, como:
- Ansiedade;
- Estresse;
- Depressão;
- Fadiga;
- Medos;
- Alterações de humor;
- Prisão de ventre ou intestino solto;
- Problemas de pele;
- Pressão alta;
- Diabetes;
- Colesterol alto;
- Obesidade;
- Dor crônica;
- Insônia;
- Artrite reumatoide;
- Dor muscular;
- Dor de cabeça ou enxaquecas;
- Alergias respiratórias;
- Asma;
- Bronquite;
- Doenças cardíacas;
- Doenças inflamatórias intestinais.
Os principais efeitos da Ayurveda no corpo são nutrição e hidratação da pele, aumento da resistência do sistema imunitário, aumento da força e relaxamento muscular, melhora da circulação sanguínea e linfática, de forma que são corrigidos os desequilíbrios energéticos, o que alivia e previne doenças.
Como funciona
A terapia Ayurveda acredita que o corpo humano é constituído por 3 princípios que são combinações dos elementos Ar, Éter, Fogo, Água e Terra, chamados Doshas, que são:
Vata Dosha (éter e ar): controla funções básicas do corpo, como a divisão celular, respiração, fluxo sanguíneo, mente, função cardíaca e desintoxicação do corpo através dos intestinos, sendo considerado um dos Doshas mais poderosos
Pitta Dosha (fogo e água): controla a o metabolismo e a digestão dos alimentos, e hormônios relacionados ao apetite;
Kapha Dosha (água e terra): controla a força e o crescimento muscular, o peso, a estabilidade do corpo e o sistema imunológico.
A combinação dos 3 Doshas é chamada de Prakriti, e na medicina Ayurveda considera-se que todas as pessoas são regidas pelos 3 Doshas, e que quando existe um desequilíbrio ou desarmonização entre os Doshas, podem surgir doenças.
Como é feita
A medicina Ayurveda faz parte do grupo de terapias bioenergéticas, que utiliza técnicas como respiração, técnicas corporais, auto-conhecimento, alimentação e cura através das plantas medicinais e objetos da natureza, como pedras, para renovar a energia vital da pessoa.
Como forma de harmonizar os Doshas, as principais terapias utilizadas na medicina Ayurveda são:
1. Massagens
As massagens e manobras corporais, são feitas com o uso de óleos essenciais e pedras vulcânicas, escolhidos de acordo com a necessidade de cada pessoa, como forma de promover bem estar, relaxamento, flexibilidade e circulação sanguínea.
2. Nutrição
A nutrição é baseada em uma dieta que tem o intuito de harmonizar o corpo, com alimentos frescos e de fácil digestão, sendo orientado comer sem pressa, com concentração e alimentos apropriados para cada pessoa. Saiba como é feita a dieta Ayurveda.
3. Aromaterapia
A aromaterapia utiliza o aroma e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro, podendo ser feita na forma de massagens, inalações, vaporizações ou banhos, por exemplo. Veja todas as técnicas de aromaterapia.
4. Fitoterapia
A fitoterapia é feita utilizando os princípios ativos das plantas medicinais, na forma de chá, pó, suco, tintura, capsulas, comprimidos ou remédios homeopáticos, por exemplo, como tratamento de doenças e alterações, de acordo com a necessidade de cada pessoa, à base de raízes, flores, sementes e caule, como cravo, canela, capim-limão, coentro, gengibre e açafrão, por exemplo.
5. Yoga
A yoga tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam na respiração, equilíbrio e sensação de bem estar. Confira os principais benefícios da yoga para a saúde.
6. Meditação
A meditação permite conduzir a mente para um estado de calma e relaxamento através de métodos que envolvem postura e respiração. Veja como fazer a meditação corretamente.
7. Panchakarma
A Panchakarma é um conjunto de terapias de purificação do corpo e da alma para eliminar toxinas, e prevenir doenças, podendo ser feita com aplicação de óleos no corpo, chás de plantas medicinais, vômito terapêutico, limpeza intestinal com enemas, aplicação de remédios na forma de spray nasal preparados com plantas medicinais, ou purificação do sangue através da terapia com cristais ou cromoterapia, por exemplo.
A prática Ayurveda inclui ainda a realização de atividade física e uso terapêutico de pedras e minerais, considerando que o tratamento envolve sempre o lado físico e o emocional. inclui ainda a realização de atividade física e uso terapêutico de pedras e minerais, considerando que o tratamento envolve sempre o lado físico e o emocional.