fbpx
O Guia Da Luz

Um dos problemas de quem tem baixa auto estima é o tipo de conversa que tem interiormente. O normal é falar consigo mesmo de forma negativa, o que provoca uma diminuição da auto estima. Muitas dessas mensagens negativas são aprendidas durante a infância, ensinadas por professores, pais, amigos e até pela televisão, criando estigmas na sociedade. O problema nasce quando começamos a repetir essas mensagens negativas muitas vezes, normalmente em alturas mais difíceis das nossas vidas, como a perda do emprego, uma recusa ou outro incidente infeliz. Algumas das mensagens negativas comuns, que as pessoas repetem para si mesmas, incluem:

• Não sirvo para nada
• Não sei fazer nada direito
• Ninguém gosta de mim
• Sou um falhado

As pessoas que repetem estas mensagens, acabam por acreditar nelas e começam a moldar-se a essas imagens negativas.
Se está num sítio novo e ninguém fala consigo imediatamente, poderá pensar que é por ninguém gostar de si, em vez de pensar que as outras pessoas também não se sentem confortáveis a abordar estranhos em eventos sociais. Como pensou negativamente acerca de si, acaba por prejudicar a sua auto estima e sentir-se mal.
Estas mensagens interiores são tão frequentes que a maioria das pessoas nem se apercebe que está a fazer isso e as consequências que podem advir desse comportamento, por isso é muito importante estar alerta e reconhecer imediatamente esse tipo de conversa interior, para poder parar antes de começar o diálogo negativo. Quando detectar um destes pensamentos, anote num bloco de notas, ao fazer isso começará a aperceber-se das alturas em que tem estes pensamentos (poderá ser em alturas de cansaço físico ou maior stress) e poderá abatê-los à nascença.
Um outro aspecto positivo de anotar os pensamentos negativos é que poderá analisá-los objectivamente mais tarde. Pensar porque apareceram, como você reagiu, o que funcionou (ou não funcionou) e se foi um sentimento verdadeiro ou apenas um produto da sua imaginação negativa.
Depois de identificar, anotar e refletir sobre os pensamentos negativos, é hora de os substituir por pensamentos positivos. Como não consegue pensar em duas coisas em simultâneo, se conseguir detectar que vai ter um pensamento negativo pode rapidamente substituí-lo por um pensamento positivo e anular os efeitos negativos na sua auto estima.
Use palavras positivas como felicidade, amor, entusiasmo e alegria. Da mesma forma, evite palavras negativas como medo, preocupação, cansaço, aborrecimento, não, negativo.
Um dos truques para aumentar a auto estima é usar frases no Presente do Indicativo, como por exemplo “Tenho muita saúde”, “Estou feliz”, “Tenho um óptimo emprego”. Use o seu nome ou a primeira pessoa do singular para tornar mais fortes esses pensamentos.
Use uma folha de papel dividida com uma linha ao centro. Numa das colunas escreva os pensamentos negativos, na outra escreva pensamentos positivos que contradigam os negativos. Aqui ficam alguns exemplos de pensamentos negativos e a sua substituição por pensamentos positivos.

• “Não sirvo para nada” – “Sou uma pessoa de valor
• “Sou burro” – “Sou esperto”
• “Sou um canalha” – “Sou uma excelente pessoa”
• “Não mereço a felicidade” – “Mereço ser feliz e próspero”

Repita o mais possível estes pensamentos positivos durante o dia. São ainda mais eficazes se o fizer em alturas de extremo relaxamento, como após uma sessão de meditação ou na altura em que adormece e acorda.
Não é fácil fazer esta substituição de pensamentos para aumentar a auto estima. É preciso tempo e persistência, faça-o durante algumas semanas seguidas e notará a diferença de pensamento quando as coisas correm menos bem. Pense sempre que merece o melhor da vida, porque essa é a verdade para qualquer ser humano e isso aumentará a sua auto estima e felicidade.

Artigos Relacionados

Sobre o autor Ver todos os artigos

O Guia Da Luz

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Não perca uma pitada do nosso site!
Subscrever á Newsletter
Seja o primeiro a receber as últimas actualizações e conteúdo exclusivo directamente na sua caixa de entrada de e-mail.
Subscrever
Experimente, você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.
close-link

Bem Vindos

Você não nos encontrou por acaso. A ajuda que você precisa pode estar bem aqui. Entre em contacto e desabafe sobre os seus problemas. Garantimos dar o melhor de nós para ajudar você a resolver todos os seus obstáculos. Sob a luz dos vossos Guias.
CONTACTE-NOS!
close-link
Será destino?
%d bloggers like this: