O Guia Da Luz

A inteligência emocional refere-se à capacidade de uma pessoa de reconhecer, entender, gerenciar e raciocinar com emoções. É uma habilidade crítica quando se trata de comunicação interpessoal – e um tópico importante não apenas na psicologia, mas no mundo dos negócios.

O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

Os psicólogos Peter Salovey e John D. Mayer, dois dos principais pesquisadores sobre o assunto, definem inteligência emocional como a capacidade de reconhecer e entender emoções em si e nos outros. Essa habilidade também envolve a utilização desse entendimento emocional para tomar decisões, resolver problemas e se comunicar com os outros.

POR QUE A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É IMPORTANTE PARA O SUCESSO?

O interesse pela psicologia emocional e o conceito de inteligência emocional realmente vieram à tona com a publicação de 1995 do livro de Daniel Goleman “Inteligência Emocional: Por que Ela Pode Ser Mais Importante do que o QI”. No livro popular, Goleman argumenta que a inteligência emocional pode ser tão importante, se não ainda mais, na previsão do sucesso na vida.Essas competências emocionais também desempenham, segundo ele, um papel particularmente importante no local de trabalho.

O conceito rapidamente chamou a atenção do público, incluindo gerentes de recursos humanos e líderes de negócios. Os pesquisadores sugeriram que a inteligência emocional influencia o quão bem os funcionários interagem com seus colegas. Pensa-se também que a IE desempenha um papel na maneira como os trabalhadores gerenciam o stress e os conflitos, bem como no desempenho geral no trabalho.

Goleman sugeriu que, embora a inteligência tradicional fosse uma qualidade associada ao sucesso da liderança, ela por si só não era suficiente. As pessoas que são bem-sucedidas no trabalho não são apenas inteligentes – elas também têm uma forte quantidade de inteligência emocional. Mas a inteligência emocional não é algo apenas para CEOs e gerentes seniores. É uma qualidade que é importante em todos os níveis da carreira de uma pessoa, seja você um estudante universitário procurando um estágio ou um funcionário experiente assumindo um papel de liderança. Se você deseja ter sucesso no local de trabalho e subir na carreira, a inteligência emocional é fundamental para o seu sucesso.

HÁBITOS DE PESSOAS EMOCIONALMENTE INTELIGENTES NO LOCAL DE TRABALHO

Então, por que a inteligência emocional é uma habilidade tão valorizada no local de trabalho? De acordo com uma pesquisa com gerentes de RH, quase 75% dos entrevistados sugeriram que eles valorizavam a IE de um funcionário mais do que o seu QI.

A inteligência emocional é amplamente reconhecida como uma habilidade valiosa que ajuda a melhorar a comunicação, o gerenciamento, a solução de problemas e os relacionamentos no local de trabalho. É também uma habilidade que os pesquisadores acreditam que pode ser aprimorada com treinamento e prática.

PONTOS POSITIVOS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO:

  • Tomar melhores decisões e resolver problemas
  • Manter a calma sob pressão
  • Resolver conflitos
  • Ter maior empatia
  • Ouvir, reflectir e responder a críticas construtivas
  • Pontos negativos de não ter inteligência emocional no trabalho
  • Desempenhar o papel de vítima ou não assumir responsabilidade por erros
  • Ter estilos de comunicação passivos ou agressivos
  • Recusar a trabalhar em equipe
  • Ser excessivamente crítico com os outros ou não estar aberto à opinião dos outros

COMO SE TORNAR MAIS EMOCIONALMENTE INTELIGENTE NO TRABALHO

Embora as habilidades emocionais possam vir naturalmente para algumas pessoas, há coisas que qualquer pessoa pode fazer para ajudar a melhorar sua capacidade de entender e raciocinar com as emoções. Isso pode ser particularmente útil no local de trabalho, onde os relacionamentos e as decisões de negócios geralmente dependem do entendimento interpessoal, do trabalho em equipe e da comunicação.

Factores como educação e personalidade tendem a desempenhar um papel importante no desenvolvimento da inteligência emocional, mas é uma habilidade que pode ser aprimorada com esforço e prática.

Um estudo de 2011 constatou que os participantes que treinaram as principais competências emocionais não apenas apresentaram melhorias duradouras na inteligência emocional, mas também experimentaram melhorias no desempenho.

Portanto, se você estiver interessado em melhorar suas habilidades de inteligência emocional para aumentar seu desempenho no trabalho, há algumas coisas que você pode fazer.

5 CATEGORIAS DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

  • AUTO-CONSCIÊNCIA: TORNE-SE MAIS CONSCIENTE

    Um dos primeiros passos para utilizar as habilidades de inteligência emocional no local de trabalho é praticar o reconhecimento de suas próprias emoções. A autoconsciência envolve estar ciente de diferentes aspectos de si mesmo, incluindo suas emoções e sentimentos. É um dos componentes fundamentais da inteligência emocional. Para reconhecer suas emoções e entender o que está causando esses sentimentos, você precisa primeiro ter autoconsciência.

  • AUTO-REGULAÇÃO: PRESTE ATENÇÃO NOS SEUS SENTIMENTOS

    Como as emoções influenciam a maneira como você responde? As coisas que você sente afetam as decisões que você toma ou como interage com os outros? À medida que você passa mais tempo reflectindo sobre essas questões, pode descobrir que fica muito mais consciente de suas próprias emoções e do papel que elas desempenham em sua vida diária..

  • HABILIDADES SOCIAIS E EMPATIA: FAÇA UM BALANÇO DAS FORÇAS E FRAQUEZAS EMOCIONAIS

    Quão bem você se comunica com os outros? Você se vê impaciente, irritado ou aborrecido com frequência? Quais são algumas das maneiras pelas quais você pode lidar efectivamente com esses sentimentos? Reconhecer suas fraquezas permite procurar maneiras de lidar com essas deficiências.

  • MOTIVAÇÃO: LEMBRE-SE DE QUE AS EMOÇÕES SÃO PASSAGEIRAS

    Um colega de trabalho pode irritar você ou seu chefe pode lhe dar uma tarefa frustrante para concluir. Antes de reagir, lembre-se de que essas coisas são temporárias; portanto, tomar decisões precipitadas com base em emoções intensas pode prejudicar seus objectivos e sucesso a longo prazo.

Artigos Relacionados

Sobre o autor Ver todos os artigos

O Guia Da Luz

Pin It on Pinterest

Share This