O Guia Da Luz

Hermes Trismegisto (“Hermes, o três vezes grande”), foi um legislador egípcio, pastor e filósofo, que viveu na região de Ninus, por volta de 1.330 a.C. ou, até, antes desse período.

Este sábio deixou uma vasta contribuição e conhecimento para a Humanidade, que foi registrado em trinta e seis livros sobre teologia e filosofia, além de seis sobre medicina. O estudo sobre sua filosofia é denominado Hermetismo. Hermes Trismegisto foi inspiração para diversos pensadores da Antiguidade, tais como, Sócrates, Platão e Aristóteles.

Os seus conhecimentos, na Idade Média, ganharam impulso, graças aos Alquimistas, que estudavam os princípios Herméticos, visando com isso, a transformação do ser humano, “o chumbo da personalidade no ouro do Espírito”. O Caibalion foi escrito por três indivíduos ou até, seja possível que se trate de apenas um, mas com a denominação de autoria de “Três Iniciados”.

Os Princípios Herméticos são, basicamente, fundamentados em sete principais Leis que foram registradas no livro Caibalion, palavra hebraica, que significa: “Tradição ou preceito manifestado por um ente de cima” e explicam como tudo se manifesta na Criação.

Primeira Lei – Lei do Mentalismo

O universo é como um grande pensamento divino. É a mente do Ser Superior que ao ‘pensar’ , cria tudo que existe. A criação surgiu à partir da ideia da mente divina. Nossa mente está ligada a mente divina que contém todo o conhecimento. Toda Criação parte da Pura Consciência Divina. A partir dessa concepção é importante perceber que quanto mais conectados e abertos à Consciência Divina estivermos, mais captaremos informações superiores, receberemos conhecimento e teremos sabedoria.

Segunda Lei – Lei da Correspondência

“Assim como é em cima (macro-cosmos) é em baixo ( microcosmos).” “O que está dentro reflecte no que está fora e vice-versa.”

As leis que regem o Universo, também, regem nossa existência! O Macro-cosmos age em nós (microcosmos) e nós agimos no Macro-cosmos (Universo). Nossa acções repercutem na Criação. Através da compreensão desse Princípio teremos condições de agir com mais Consciência e Responsabilidade em nossa relação com o TODO.Tudo está interligado e integrado. Como, o filósofo grego, Sócrates, já dizia: “Homem conhece-te a à ti mesmo e conhecerá Deus e o Universo!”
.

Terceira lei – Lei da Vibração

“Tudo na Criação é movimento, energia e vibração!” “No universo tudo vibra.”

Desde o Cosmos às partículas sub-atômicas, tudo é energia, portanto se movimenta e possui onda, frequência e vibração. Quanto mais densa é a energia, mais baixa é a frequência e, consequentemente, a vibração. Quanto mais elevada é a energia, mais alta é a frequência e, por consequência, mais elevada é a vibração. A Lei da Vibração tem sido muito estudada pela Física Quântica, na atualidade. Este Princípio nos remete ao cuidado com nossa energia, quanto mais a elevarmos, melhor será nossa frequência e vibração.

Vibramos com tudo. O Universo não sabe distinguir se é o adequado ou não para nós, apenas nos envia para a nossa realidade, aquilo com o qual estamos vibrando.

Quarta lei – Lei da Polaridade

Polaridade, significa, que todas as coisas têm dois lados opostos, tal como uma pilha, tem o pólo positivo e o pólo negativo, mas ambos os lados e ambos os pólos, são necessários, para a pilha cumprir a missão a que está destinada. Polaridade é o poder do Sistema Hermético.

“Tudo na Criação se manifesta através da polaridade.” A polaridade gera a dualidade. A vida se expressa através das polaridades, dos contrastes, dos contrários, dos opostos. Os opostos se complementam, são extremos da mesma realidade: O pólo positivo e o negativo, produzem corrente eléctrica .
O claro e o escuro são manifestações da luz. Através dos opostos a verdade se revela.

Se não fossem os contrastes não existiria: experiência;

aprendizagem
aperfeiçoamento
e transformação.

Temos a possibilidade de nos auto-conhecer e enxergar através dos opostos.

 

Quinta Lei – Lei do Ritmo

“Tudo na Criação tem seu fluxo e refluxo, vem e vai, sobe e desce, começa e termina.”

Está lei gera: a criação e destruição;
ascensão e queda;
expansão e estagnação;
os ciclos dos seres e da natureza;
o término de uma fase e o começo de outra.

A lei do ritmo faz com que cada ciclo seja completado e nesse fluxo seja mantido o equilíbrio da Vida.
Cada ser, elementos da Natureza e Dimensão da Criação segue de acordo com seu ritmo e velocidade de manifestação.

Quanto mais superior a Dimensão da Natureza mais rápida, leve e simples é a existência nela. Quanto mais Consciência temos, mais percepção e interação temos com as Dimensões Superiores da Criação

Sexta Lei – Lei Do Género

“O gênero se expressa através do Masculino e Feminino, o gênero se manifesta nos planos da criação.” A Vida se expande, através dessas duas expressões criadoras: masculino ( energia projetiva)
feminino (energia receptiva)
Essas expressões de gênero se completam produzindo a ação da força criadora em toda a Criação. Em cada ser atua estas duas expressões de força. Os antigos chineses associavam o Masculino ao que chamavam de Yang e o feminino de Yin. A expressão do TODO e, também, de nós ocorre através dessas duas FORÇAS CRIADORAS e COMPLEMENTARES, que geram várias manifestações de criação e nascimento seja de:

uma semente; um ser; uma ideia; uma invenção; uma obra, entre outras.
Da utilização dessas duas forças em nós, criamos e recriamos, promovendo, assim, a realização e a expansão da Vida, como um todo.

Sétima Lei – Lei da Causa de Efeito

“Toda causa gera um efeito e vice-versa.” Esse princípio é reconhecido por várias religiões e fundamentos filosóficos, desde a antiguidade. Para algumas religiões orientais milenares é denominado de Lei do Carma. Segundo essa Lei toda acção produz um resultado que reflectirá na realidade. A Lei do Carma não é um castigo é apenas a projecção de “cada existir” que experiência a Criação, com o objectivo de promover amadurecimento, avanço e progresso.

Para concluir, vale salientar que a cada momento estamos interagindo com estas Leis, e quanto mais tivermos Consciência desse processo, mais poderemos fluir melhor com a manifestação delas em nossa Vida e se projectarmos melhor em nossa existência.

Artigos Relacionados

Sobre o autor Ver todos os artigos

O Guia Da Luz

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: