O Guia Da Luz

A Quaresma é um período de quarenta dias que antecede a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo. Este período começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa. Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão e a conversão espiritual. Normalmente se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz. Na verdade, o período entre a Quarta-feira de Cinzas e a Quinta-feira Santa compreende 46 dias, mas os domingos não são contados, pois estes são dias em que os fiéis não devem fazer penitência, nem sacrifícios. A Quaresma tem início todos os anos na Quarta-Feira de Cinzas, no dia seguinte ao Carnaval. Este período compreende 46 dias – mas os domingos não são contabilizados, visto não serem dias de penitência – e estende-se até à Quinta-Feira Santa, antecedente à Páscoa.

Quais são algumas tradições da Quaresma?

A Quaresma é um período de reflexão e penitência que antecede a Páscoa e é marcado por várias tradições. Aqui estão algumas delas:

1. Jejum e Abstinência: Durante os 40 dias, os fiéis têm o costume de fazer reflexões, orações e penitência em preparação para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo. A Igreja Católica sugere três atitudes para que os cristãos possam se preparar durante a Quaresma: Jejum (penitências); Esmola (caridade); Oração. Além disso, é recomendada a abstinência de carne em duas ocasiões: Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa.

2. Campanha da Fraternidade: A Campanha da Fraternidade, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe durante a Quaresma desse ano, um convite de conversão para a amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs.

3. Características Litúrgicas: As características ambientais e celebrativas da Quaresma, já desde há séculos, são a ausência do Aleluia nos cânticos, a austeridade na ornamentação do espaço celebrativo (sem flores nem música instrumental), a cor roxa dos paramentos do sacerdote.

4. Via-Sacra: O exercício da via-sacra é uma tradição comum durante a Quaresma.

5. Confissão Pascal: A celebração do sacramento da Reconciliação, como preparação imediata para a Páscoa.

6. Procissões: Da programação constam tradições como a via-sacra, a procissão dos passos, a encomendação das almas, o canto dos martírios, as alvíssaras, a procissão dos penitentes, a procissão do Senhor da Cana Verde.

Estas são apenas algumas das tradições associadas à Quaresma. As práticas específicas podem variar dependendo da cultura e da denominação religiosa.

Qual é a origem da Quaresma?

A Quaresma tem suas origens na Igreja primitiva e foi formalizada por volta do ano 350 d.C. A palavra “Quaresma” vem do latim “Quadragesima”, que significa “quadragésimo dia”, em referência ao quadragésimo dia antes da Páscoa. Originalmente, a preparação para a Páscoa durava apenas três dias, que agora são conhecidos como o Tríduo Sagrado da Semana Santa: Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa (Paixão) e Sábado Santo. No entanto, os cristãos perceberam que três dias eram insuficientes para se preparar adequadamente para um evento tão importante e central. Assim, a preparação para a Páscoa foi estendida para 40 dias, dando origem à Quaresma. O número 40 tem um significado simbólico importante nas Escrituras Sagradas. Por exemplo, o dilúvio durou 40 dias e 40 noites, o povo hebreu caminhou pelo deserto rumo à terra prometida por 40 anos, os habitantes da cidade de Nínive fizeram penitência por 40 dias, e Jesus jejuou durante 40 dias e 40 noites antes de começar seu ministério. A Quaresma é um tempo de intensa preparação para acontecimentos marcantes na História da Salvação. É um período de oração, jejum e penitência, durante o qual os cristãos são convidados a refletir sobre suas vidas à luz da mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta reflexão deve levar o cristão a aprofundar sua compreensão da Palavra de Deus e a intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé.

Qual o significado da cruz de cinzas na testa no período da Quaresma?

Na Quarta-feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma, as igrejas realizam o rito de unção dos fiéis com uma cruz de cinzas na testa. Este gesto simboliza a purificação dos pecados do ano anterior. As cinzas simbolizam nossa mortalidade – “Lembrai-vos que sois pó, e ao pó voltareis”. Este é um lembrete de nossa natureza transitória e da inevitabilidade da morte. Ao impor essa cinza sobre nós, o sacerdote, ou ministro, dirá: “convertei-vos e crede no Evangelho”. Esta é a frase de Jesus, que sintetiza o desejo do Pai Celeste de que voltemos a Ele. É uma mensagem de alegria e libertação, o abandono radical de tudo o que é mundano, da hipocrisia e do farisaísmo, da falta de autenticidade que nos faz viver de aparências enganosas, do egoísmo, da luxúria, da soberba e especialmente da falta do amor e da fé. Portanto, a cruz de cinzas na Quaresma é uma manifestação material e visível da humildade e da fé, um convite à conversão e à crença no Evangelho.

Curiosidades sobre a Quaresma em outras religiões:

A Quaresma é uma prática principalmente cristã, mas o conceito de um período de reflexão, renúncia ou jejum é comum em muitas religiões. Aqui estão alguns exemplos:

Judaísmo: O Yom Kippur, também conhecido como Dia da Expiação, é um dia sagrado de jejum, oração e arrependimento no judaísmo.

Islamismo: O Ramadã é um mês sagrado de jejum, oração, reflexão e comunidade. Durante o Ramadã, os muçulmanos jejuam do amanhecer ao pôr do sol.

Hinduísmo: Embora o hinduísmo não tenha um período equivalente à Quaresma, o jejum e a renúncia são práticas comuns em várias ocasiões e festivais. A ação de jejuar já era mencionada no Upanishad, os livros sagrados hindus.

Budismo: No budismo, especialmente no Sudeste Asiático, existe um período especial de três meses semelhante à Quaresma, que começa na lua cheia em julho e termina na lua cheia em outubro. Este período é conhecido como Vassa, ou “retiro das chuvas”, durante o qual os monges permanecem nos templos e se dedicam à meditação e ao estudo.

Umbanda e Candomblé: Na Umbanda, a Quaresma é vista como um tempo de renovação e transformação espiritual. No Candomblé, durante a Quaresma, é realizada a festa do Olorogún, que simboliza a luta dos Orixás contra o mal para trazer o pão de cada dia para seus filhos.

Igreja Ortodoxa: A Quaresma é um período de preparação para a Semana Santa e para a Páscoa. É um momento de reflexão para pessoas que seguem, em especial, as igrejas católica, ortodoxa, anglicana e luterana, todas cristãs.

Por favor, note que as práticas específicas podem variar dependendo da cultura e da denominação religiosa.

Related Articles

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pin It on Pinterest

Share This

Discover more from O Guia Da Luz

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading