O Guia Da Luz

Saravá! Você sabe o que significa? Bem, provavelmente você já deve ter escutado esta palavra várias vezes, entretanto, com a atual sociedade em que vivemos, ela carrega um esteriótipo ruim, por causa das várias religiões conservadoras brasileiras que dizem se tratar de coisas negativas. Mas não, na realidade esta palavra tem uma história muito linda. Vamos conhecê-la.

 

SARAVÁ: O SEU SIGNIFICADO ETIMOLÓGICO

A palavra saravá tornou-se como é durante o período de escravidão brasileira. Os escravos que foram para o Brasil eram oriundos da África, onde se falam línguas bantus. Devido a impossibilidades fonológicas nestas línguas, quando os escravos iam falar a palavra “salvar”, eles diziam “salavá” e, com o passar do tempo, se tornou em “saravá”.

Ou seja, a palavra que muitos possuem preconceito e não a utilizam, nada mais significa do que salvar. Nos lindos e doces sentidos de salvação e de saudação. É de uma beleza tão grande que reprimi-la deveria ser considerado um pecado.

 

SARAVÁ: OS SEUS USOS EM NOSSOS DIAS

Hoje, saravá é utilizado sobretudo em cultos de origem afro-brasileira. Em religiões como a umbanda e o candomblé, esta saudação é muito comum. Porém, ela também deveria ser usada em outras culturas e meios sociais, pois, o seu significado é de imensa importância para a nossa sociedade. Ela exprime a esperança e o dom da salvação. Quando dizemos “saravá” para um irmão, nos mostramos livres para que uma relação possa se estabelecer.

Além disto, Saravá, assim como a palavra “ciao”, em italiano, também pode ser utilizada para despedidas. Ou seja, quando nos encontramos com alguém podemos saudá-lo com “Saravá” e, logo, dizer tchau com “Saravá”. Esta palavra cria toda uma atmosfera de agradecimento, gratidão e conexão. Se o mundo a utilizasse mais, as pessoas seriam mais unidas e o amor poderia reinar mais livremente. Para finalizarmos, mostremos a penúltima estrofe de um samba de Vinicius de Moraes, onde ele agradece os seus amigos que o ajudaram com a palavra saravá. Saravá!

 

“Você que une a ação ao sentimento

E ao pensamento, a bênção

A bênção, a bênção, Baden Powell

Amigo novo, parceiro novo

Que fizeste este samba comigo

A bênção, amigo

A bênção, maestro Moacir Santos

Não és um só, és tantos como

O meu Brasil de todos os santos

Inclusive meu São Sebastião

Saravá!”

Artigos Relacionados

Sobre o autor Ver todos os artigos

O Guia Da Luz