O Guia Da Luz

clip_image001

Os Sete Chakras ou pontos de energia

Pelos canais energéticos (Nadis) circula a energia vital responsável pelo movimento (Prana). Considerados como pontos esta energia se concentra, os chakras são centros de captação, armazenamento e distribuição da energia vital (Prana). Da mesma forma que os canais energéticos (Nadis), o conceito de pontos de energia (Chakra) também teve origem com os Upanishads em torno de 700-800 a.C.
Cada ponto energético (Chakra) tem origem graças ao encontro dos três canais energéticos (Ida Nadi, Pingala Nadi e Sushumma Nadis). São definidos sete pontos energéticos (Chakras) principais alinhados em uma coluna ascendente da base da espinha até o topo da cabeça. Cada ponto energético (Chakra) possui determinadas características, tais como com uma certa cor, a um aspecto da consciência, a um elemento clássico (o que é elemento clássico?) e outras características. São representados por uma lótus com diferentes números de pétalas. São eles:

 

1- Muladhara (Chakra da Base): Formado entre o cóccix e a região pubiana. Ligado à nossa existência neste mundo e à nossa consciência que nos permite sobreviver no mundo. Associado à vontade de existir, de ser e de se exprimir. Relaciona-se com os medos ligados à sobrevivência.

2- Svadhistana (Chakra Sagrado): Localizado acima da região pélvica, quatro dedos abaixo do umbigo, está associado à reprodução, fonte de energia e prazer sexual. Estimula a busca do prazer material, regendo o gosto pela arte, das emoções e das relações com o sexo. Chakra do movimento, da expansão e da intuição emotiva.

3- Manipura (Chakra Solar): Localizado no ponto de junção das costelas flutuantes, está associado à mente racional, a vitalidade e a vontade. Rege nossa relação com o mundo exterior.

4- Anahata (Chakra do Coração): Localizado no meio do peito, na altura do coração, é a ponte entre os três chakras anteriores com os outros três acima. Realiza a união entre as energias materiais e espirituais. Associado com o amor, compaixão e a auto-cura.

5- Vishudda (Chakra da Garganta): Localizado no meio da garganta, está associado à comunicação, ao som e a capacidade de receber e assimilar, de auto-expressão.

6- Ajna (Chakra da Consciência ou Terceira Visão): Localizado no meio da testa, acima do nariz, está associado às idéias e ações que recebemos de uma entidade superior. Relaciona-se diretamente com o conceito de intuição e percepção extra-sensorial.

7- Sahasrara (Chakra da Coroa): localizado no topo da cabeça, é aquele que nos conecta ao universo e suas energias cósmicas.

De cada ponto um destes sete pontos energéticos (Chakra) principais, surgem canais energéticos (Nadis) secundários, por onde também circula a energia vital do movimento (Prana) e que por sua vez dão origem a pontos energéticos (Chakras) secundários. Todos estes postos de energia (Chakras) e seus canais (Nadis) estão diretamente associados à saúde do indivíduo. De fato, o Yoga trabalha todos este pontos energéticos (Chakras) como medida preventiva ou curativa.

Artigos Relacionados

Sobre o autor Ver todos os artigos

O Guia Da Luz