O Guia Da Luz

Atemporal, não importa quanto o tempo passe, a pedra esmeralda continua entre as mais desejadas e valiosas pedras preciosas. De coloração que vai do verde-claro ao muito escuro, pode apresentar nuances amareladas, transparentes e translúcidas.

Da família do Berilo (a qual nos proporciona também a água-marinha), a pedra é encontrada em sua forma pura em países como a Índia, Paquistão, Austrália, Estados Unidos, Rússia, Gana, Tanzânia, Afeganistão, África do Sul e sim, no Brasil. Actualmente, as maiores jazidas e de maior valor estão na Colômbia, Brasil e Zâmbia.

O PODER DA PEDRA ESMERALDA ATRAVÉS DOS SÉCULOS

Praticamente em todas as culturas e casas reais, a pedra esmeralda exerceu um importante papel – fosse ela considerada apenas um adorno ou peça tomada por misticismos. Para os gregos, ela era considerada a “pedra do amor”, relacionada ao amor eterno e oferecida à Afrodite. A ela também se atribuía o sentido de confiança e fidelidade.

Ainda na Grécia Antiga, o tom profundo da esmeralda a deixou conhecida como “a deusa verde de todas as pedras”. Durante as guerras, associavam a gema à vitória.

Em Roma, a pedra ganhava sentidos semelhantes, homenageando Vênus, deusa do amor equivalente à Afrodite. Durante o Império Romano, esmeraldas eram constantemente associadas à saúde dos olhos. Acredita-se, portanto, que o tirano imperador Nero utilizava lentes confeccionadas com a gema para proteger os olhos enquanto observada as batalhas de gladiadores.

Já no Egipto, diz-se que Cleópatra utilizava em suas roupas e adornos uma diversidade das mais belas esmeraldas, acreditando que elas seriam responsáveis por lhe conceder a eterna beleza de Vénus. Os egípcios também acreditavam que a pedra trazia fertilidade e permitia a reencarnação – motivo pelo qual esmeraldas eram sepultadas junto às múmias.

Incas e astecas eram outros povos que tinham certa adoração por esse cristal, acreditando em um significado sagrado para ele. A gema era utilizada pelos Incas como jóias em cerimónias religiosas, que também a associavam ao amor. Segundo a lenda, possuíam um exemplar da gema do tamanho de um ovo de avestruz, e acreditavam ser esta uma encarnação da deusa Umina (também deusa do amor). Aqueles que precisassem de uma “forcinha” no campo amoroso deveriam oferecer gemas menores (filhas de Umina) à deusa.

AS PROPRIEDADES MÍSTICAS E ENERGÉTICAS DA PEDRA ESMERALDA

Poderosa e sem contra-indicações, a pedra esmeralda actua de forma completa, proporcionando ao seu portador equilíbrio físico, emocional e mental. Apesar da bagagem mística que carrega, esse é um cristal utilizado especialmente para fins de relaxamento e inspiração, servindo muito bem a qualquer tipo de usuário.

De modo geral, a pedra esmeralda proporciona ânimo, energia, equilíbrio e senso de beleza – pontos que podem ser revertidos em benefício a uma infinidade de problemas e insatisfações do indivíduo. A esmeralda também é conhecida por sua capacidade de cura em um espectro físico.

Em termos de zodíaco, a esmeralda abrange diversos signos, sendo eles Touro, Câncer, Leão, Libra, Escorpião e Peixes. Os planetas que têm a pedra como símbolo energético são Vênus, Saturno e nosso satélite natural, a Lua.

Muitas profissões também podem ser beneficiadas com seu uso, em especial: advogados, atletas, dançarinos, escritores, fazendeiros, jardineiros, auxiliares de enfermagem, estudos sociais, fisioterapeutas, quiropraxistas, médicos, biólogos, veterinários, biomédicos, conferencistas, conselheiros matrimoniais, massagistas, optometristas e até mesmo donas de casa. Bodas de esmeralda são comemoradas aos 40 anos de casamento.

EFEITOS TERAPÊUTICOS EMOCIONAIS E ESPIRITUAIS

Além do já citado factor equilíbrio – interior e emocional -, a esmeralda tende a exercer efeitos físicos rejuvenescedores sobre seu portador, além de ajuda-lo a ter mais paz de espírito. Sua utilização também influencia o usuário a gostar de viver, a se conciliar com boas amizades e ser um bom companheiro, principalmente com familiares.

Na Antiguidade, as esmeraldas eram empregadas na forma de antídotos para venenos, feridas, bem como contra possessões demoníacas. Temida por magos, a gema atua como uma inimiga declarada de encantamentos e conjurações.

As esmeraldas são pedras da verdade, tanto que eram utilizada para adivinhar eventos futuros. Actualmente elas podem ser utilizadas para melhorar sua capacidade de eloquência e ainda revelar verdades ou mentiras das juras de amor.

EFEITOS FÍSICOS DA PEDRA ESMERALDA

Pode parecer até exagero, mas os efeitos terapêuticos da esmeralda sobre o corpo físico de seu portador são inúmeros. Dentre os principais podemos citar, por exemplo, os benefícios sobre a coluna, músculos, sistema nervoso, visão, além de auxiliar no tratamento do reumatismo. A pedra também é conhecida por fortalecer o sistema imunológico de seu portador e reforçar a memória.

Acredita-se desde o século III, que a esmeralda teria bons efeitos no tratamento da vista cansada. Era bastante comum encontra-la sobre mesas de trabalho e, quando os olhos cansavam, bastava dar uma pausa e olhar para a pedra.

Já por volta do século XIII, hindus atribuíram à esmeralda um efeito de cura para a disenteria e estímulo do apetite. Na primeira década do século XVII, essa cura consistia em colocar uma gema sobre o abdómen e outra na boca do enfermo.

COMO UTILIZAR A ESMERALDA

Assim como os demais cristais, existem meios específicos de utilização para aproveitar toda a energia contida nestes minerais. Com a esmeralda não é diferente, e você pode colocá-la na água de beber, em acessórios ou usar na meditação.

Em todos os casos, apesar de muitas vezes ela ser combinada com outras pedras em jóias, tende a funcionar melhor quando sozinha ou combinada no máximo com um brilhante (diamante lapidado).

Na água de beber: em um copo ou garrafinha de água potável, coloque ali uma esmeralda e beba esse conteúdo durante o dia. Os resultados incluem a regularização das taxas de açúcar no sangue, melhora na visão, aumento do equilíbrio corporal e considerável melhora em quadros de cabelos e unhas quebradiças.

Durante a meditação: meditar com uma esmeralda é uma das melhores práticas para se obter os efeitos desejados da pedra. Em geral, ela é utilizada para liberar quaisquer constrições e bloqueios de nosso sistema nervoso. Como consequência, traz a paz, a calma, a harmonia e ainda contribui para manter longe receios que o estejam assombrando. Acredita-se que as esmeraldas verde-claras, quase pálidas e transparentes têm maior poder meditativo, bem como de cura.

Em acessórios: como jóia, a pedra deve ser utilizada no dedo mínimo ou anelar; em um pingente centralizado no peito; ou em uma pulseira no braço direito. Lembrando que nesses casos a esmeralda não deve ser usada constantemente, somente quando o usuário sentir necessidade de algum de seus benefícios. Acredita-se que utiliza-la como pingente pode actuar como tratamento auxiliar para a epilepsia.

Como amuleto: seja ela em um acessório ou guardada dentro da bolsa, a esmeralda também funciona como um poderoso amuleto. Onde quer que esteja guardada, seu usuário estará protegido contra espíritos malignos e criaturas que tendam envenena-lo – no sentido literal ou metafórico.

 

Adquira aqui a Poderosa pedra Esmeralda na nossa loja Online:

Esmeralda Natural – 4X4

 

Artigos Relacionados

Sobre o autor Ver todos os artigos

O Guia Da Luz