O Guia Da Luz

Muitos ainda não conhecem  esta doença, que anda acometendo muitas pessoas, e tem despertado cada vez mais curiosidade por suas peculiaridades, a paralisia do sono tem se tornado um mal moderno pouco conhecido, mas que afecta mais ou menos um quarto da população mundial.

COMO ESSE DISTÚRBIO AFECTA NOSSO CORPO?

Os principais sintomas da paralisia se manifestam durante o sono R.E.M, estágio mais profundo do nosso sono e se manifesta quando despertamos inesperadamente durante esse estágio de dormência. A paralisia afecta principalmente nossos sentidos que podem produzir alucinações durante a crise, muitos relatam a visão de fantasmas, assombrações, a sensação de algo sentado em seu peito e falta de ar são os principais sintomas durante a crise de sono.

QUAL AS CAUSAS DA PARALISIA DO SONO?

Por ser um distúrbio que está sendo estudado mais detalhadamente agora, não se tem uma causa exata dessas crises durante o despertar do sono profundo, uma delas é que ao despertar do sono REM, o resto do corpo permanece adormecido dando a impressão que estamos presos, ou com a sensação de algo em cima de nosso corpo. Entre as causas que podem levar à paralisia do sono estão:

  • Stress
  • Tabagismo
  • Síndrome do Pânico
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Cansaço excessivo pelo trabalho
  • Sono desregulado

EXISTE CURA?

A paralisia do sono pode ser tratada, porém é uma doença de difícil diagnóstico, pois não existem exames precisos que possam dizer com certeza se tratar desta doença, para investigar mais detalhadamente o especialista irá pedir ao paciente que elabore um diário do sono, no qual o paciente irá anotar a hora de dormir e despertar, qualidade do sono, se houve sonhos ou não, isto durante o períodos de alguns dias, após esse relatório ele irá diagnosticar o paciente e escolher o melhor tratamento para combater a paralisia do sono.

Algumas pessoas atribuem a paralisia do sono a sintomas espirituais e não corporais, devido ao grande relato de pacientes que dizem ter alucinações com espíritos, fantasmas e visões.
Porém muito cuidado antes de procurar ajuda espiritual, faça o tratamento clínico a risca, apesar da sua face sobrenatural, que pode assustar muitos que vivenciam a paralisia, esta doença produz sintomas corporais bem reais e pode ainda comprometer ainda mais sintomas de depressão e síndrome do pânico, procure ajuda e não sofra sozinho com esse mal, pois ele afecta seu dia a dia e mesmo seu trabalho, noites mal dormidas de sono comprometem não apenas sua disposição, mas sua saúde.Sono agitado pode atrapalhar na recuperação do organismo das lesões do dia anterior.

COMBATENDO ESTE MAL

Você já acordou desesperado no meio da noite, com a sensação de peso em seu peito ou falta de ar? Cuidado pode você pode sofrer de paralisia do sono. Ter alucinações, pesadelos ou pensar que estava acordado quando na verdade estava dormindo, nem sempre indicam uma actividade paranormal, por isso deve-se tomar cuidado para diferenciar uma experiência paranormal, de uma doença que às vezes pode causar grande sofrimento.

Paralisia do sono é um distúrbio que afecta uma parcela considerável da população mundial, porém muita dessas pessoas nem se dão conta de como estão enfermas e atribuem seu sofrimento a actividades espirituais.

Os principais aspectos dessa doença ocorrem quando a pessoa desperta do sono R.E.M (do inglês Rapid Eye Movement), que é a fase mais profunda do nosso sono e a na qual ocorrem nossos sonhos mais reais.

PARALISIA DO SONO: SINTOMAS E ONDE PROCURAR AJUDA

Quando se desperta abruptamente do meio do sono R.E.M, podem haver ocorrências desesperadoras ou alucinações: visão de espíritos e fantasmas, a sensação de estar preso ou algo fazendo peso em seu peito, falta de ar, etc.

Estes sintomas da paralisia do sono acontecem, pois quando se desperta do sono mais profundo rapidamente, o corpo não desperta na mesma velocidade, ou seja, a sensação de estar acordado quando na verdade se está dormindo é real, e é a causa da paralisia do corpo.

Muitas pessoas procuram ajuda espiritual pensando em tratar-se de alguma manifestação sobrenatural, pois se equivocam na causa desse mal, antes de mais nada deve procurar um médico quando essa situação se torna repetitiva, pois é sintoma de que algo mais grave possa estar ocorrendo: situações de muito stress e ansiedade são propícias para desencadear a paralisia do sono.

O diagnóstico da paralisia do sono é um tanto complicado, pois não existem exames que possam detectá-la imediatamente, ao procurar um especialista, provavelmente ele irá pedir para o paciente elaborar um diário do sono, no qual o paciente anotará todas as informações sobre a qualidade de seu sono: horário de deitar-se e despertar, hábitos noturnos, frequência de seus sonhos, etc.

A paralisia do sono é grave e traz sequelas na vida de quem possui este distúrbio, procurar orientação médica é essencial para regular novamente seu sono.Pois ter noite de sono saudáveis são essenciais para a recuperação de células e músculos é durante o sono que o corpo trabalha para restauração das energias, não ter um bom sono é sinónimo de não ter uma vida saudável.

PARALISIA DO SONO: NA PERSPECTIVA ESPIRITUAL

Na visão da medicina a paralisia do sono é um distúrbio no comportamento do sono que traz grandes problemas para pessoas que sofrem desse mal, procurar um especialista em sono para averiguar o que pode estar ocasionando a paralisia do sono é essencial.

Porém quando mesmo com a ajuda especializada não se consegue determinar a natureza da doença, muitas vezes essa pode ter uma raiz espiritual. A maioria das pessoas acometidas por esse mal não tem qualquer sinal de problemas mentais ou físicos, então de onde pode vir essa doença?

A VISÃO ESPÍRITA DA PARALISIA DO SONO

Entretanto na visão espírita da paralisia do sono, podem haver duas razões para que esse fenômeno ocorra: “a natureza dual das pessoas” e “há espíritos em todos os lugares”, a partir destes dois conceitos espirituais pode-se conseguir uma explicação na visão espírita da paralisia do sono: o que muitas pessoas veem durante a paralisia, alucinações, fantasmas pode na verdade ser uma manifestação do corpo que se prepara para uma experiência sobrenatural.

Por existirem espíritos em todo lugar nada mais natural que durante uma experiência extra sensorial a nossa visão consiga apreender a presença dessas entidades sobrenaturais que podem nos propiciar boas ou más vivências espirituais.

Devido a natureza dual do ser humano, quando se desperta do sono R.E.M (Rapid Eye Movement), que é o estágio mais profundo do sono, e também, o momento no qual  acontece em muitas pessoas a projeCção astral (o espírito desencarna temporariamente do corpo e caminha pelo mundo). Nesse estágio intermediário é onde as relações entre corpo e espírito estão mais aguçadas.

Sendo assim a sensação de sufocamento relatada durante a paralisia do sono, não pode ser atribuída a uma obsessão espiritual (algum espírito estranho querendo se apossar de nosso corpo) mas na verdade a pressão do nosso próprio espírito saindo do nosso corpo durante a desencarnação temporária, e as visões que temos de entidades sobrenaturais são espíritos que estão nosso redor que só temos acesso quando nosso espírito está fora do nosso corpo.

Várias pessoas agnósticas quando experienciam uma paralisia do sono clamam por protecção divina por se encontrarem em uma situação que sua razão não as deixa compreender, mesmo que inconscientemente devido ao medo e a angústia gerados pela experiência faz com que essa protecção espiritual venha em socorro de todos, agnósticos ou não.

Artigos Relacionados

Sobre o autor Ver todos os artigos

O Guia Da Luz