O Guia Da Luz
spa concept

ÓLEOS ESSENCIAIS – A BASE DA AROMATERAPIA

A partir da extracção dos aromas presentes em plantas, flores, madeiras, raízes e afins, podemos trazer para nosso benefício diversas propriedades de tratamento e cura para desconfortos físicos, mentais e espirituais. Os óleos essenciais, quando não aplicados 100% puros, podem ser diluídos em óleos vegetais, como os de semente de uva, amêndoas ou girassol ou mesmo em cremes ou géis de base neutra (evite composições com parafinas e derivados de petróleo). Deste modo, os óleos essenciais se tornam mais fáceis de serem utilizados em massagens, banhos ou loções corporais.

Conheça a seguir, quais são os óleos essenciais mais utilizados na aromaterapia, e suas propriedades para cada situação.

ALECRIM – ENERGIZE SUA MENTE

O óleo essencial de alecrim, além de ser um poderoso aliado na perda de peso, ainda tem efeitos para o cérebro e, principalmente, o sistema nervoso. Melhora a memória, a concentração, alivia as dores de cabeça, fadiga mental e exaustão nervosa.

Como um bom estimulante circulatório que é, se utilizado como tónico capilar, previne a queda de cabelo, a caspa e o ressecamento dos fios. Para a má circulação e varizes, o alecrim também tem sua eficiência comprovada.
A aromaterapia indica que este óleo é ainda adequado para tratar perturbações tão diversas como a diarreia, flatulência, dispepsia, colite, icterícia, dores musculares e disfunções hepáticas. As dores musculares, reumáticas, artríticas e relacionadas com a gota também encontram conforto no alecrim. Este óleo é simultaneamente utilizado no tratamento da bronquite, catarro, asma, sinusite, acne, eczema e dermatite.

Também é muito usado no pré e pós-operatório, para a realização de drenagem linfática.

Utilização de Óleos Essenciais
Todos os óleos essenciais podem ser usados das seguintes formas:

Aromatizador caseiro: pingar de 20 a 25 gotas de óleos essenciais (pode ser um único ou uma mistura com dois ou mais) no aromatizador plug. Depois é só colocar na tomada.

Spray aromatizante: em uma embalagem spray (100ml), coloque 95ml de água e 5ml de álcool de cereal. Acrescente 35 gotas de óleo essencial (pode ser um único ou uma mistura com dois ou mais óleos essenciais).

Inalador pessoal: pingue 7 gotas de óleos essenciais no algodão interno do inalador. Coloque o algodão dentro da embalagem plástica e inspire sempre que quiser.

Roll On: em uma embalagem roll on (15ml), coloque 15ml de óleo vegetal (semente de uva ou girassol) e pingue 3 gotas de óleos essenciais. Aplique em pontos estratégicos – atrás dos joelhos, pulsos, nuca e no meio do peito. Use após o banho, ao se levantar, ou mesmo no meio da tarde, quando sentir necessidade.

 

CAMOMILA – A ERVA DA TRANQUILIDADE

Existem dois tipos de camomila – a camomila romana e a camomila alemã. Vamos conhecer um pouco sobre as duas.

Camomila romana: o óleo essencial é indicado para o alívio de dores musculares, de cabeça, dentes, ouvidos e para o reumatismo. É aconselhada também para tratamentos dermatológicos como a acne, eczema, erupções cutâneas, feridas, pele seca, dermatites e reacções alérgicas em geral, bem como para perturbações do sistema digestivo, sistema nervoso e condições ginecológicas. Quando diluído, o óleo essencial de camomila romana pode ser utilizado em bebes, para aliviar o desconforto nas gengivas enquanto nascem seus primeiros dentes.

Camomila alemã: muito conhecida em curas associadas a dores articulares, musculares e à síndrome de intestino irritável. Pode melhorar as dores menstruais, reumatismo e artrite. Enquanto solução tópica, é aconselhada no tratamento de acne, eczema, erupções cutâneas, psoríase, pele hipersensível e reacções alérgicas em geral.

 

EUCALIPTO – LIBERTE OS PULMÕES

Excelente na prevenção e no tratamento de doenças das vias respiratórias, como resfriado, congestão nasal, rinite, sinusite, dor de garganta, asma e bronquite. Também fortalece o sistema imunológico. É um poderoso desinfetante de ambientes, purificando o ar (contra fungos e bactérias) e atuando como repelente de insetos.

O óleo essencial de eucalipto é ideal para tratamentos dermatológicos, seja para pele oleosa ou no caso de queimaduras, feridas, bolhas, picadas de insectos ou infecções cutâneas em geral. Ainda se mostra eficaz contra músculos e articulações doridas. A aromaterapia aconselha o eucalipto como enquanto estimulante mental, que melhora significativamente os níveis de concentração e de produtividade.

 

GERÂNIO – A ERVA RELAXANTE

O óleo essencial de gerânio tem propriedades tónicas, diuréticas, anticépticas, antidepressivas, antibióticos, entre outras. Extremamente benéfico para a pele – queimaduras, cortes, dermatites, eczema – é um excelente repelente natural contra mosquitos. O gerânio é igualmente utilizado no tratamento de hemorróidas, piolhos, ulceras, edemas, má circulação e dores de garganta. Relaxante, este óleo essencial actua ainda ao nível do sistema nevrálgico. É muitas vezes prescrito para as mulheres, principalmente para alívio da tensão pré-menstrual e sintomas de menopausa.

 

HORTELÃ-PIMENTA – COMBATA O STRESS

O óleo essencial de hortelã-pimenta tem inúmeras propriedades terapêuticas, sendo bastante útil no combate à fadiga mental, depressão, stress, dores de cabeça, enxaquecas, tonturas, fraqueza e estados de choque, melhorando significativamente a agilidade mental e os níveis de concentração. A hortelã-pimenta é frequentemente utilizada no tratamento de tuberculose, pneumonia, bronquite, cólera, asma, sinusite e tosse seca. Estimula a vesícula e a secreção biliar e, relativamente ao trato digestivo e intestinal. Neste caso, é indicado contra as cólicas, flatulência, cólon irritável, dispepsia, náuseas e dores menstruais. A nível cutâneo, é prescrito para irritações de pele como dermatites, acne e pruridos, podendo também ser aplicada contra dores musculares.

 

LAVANDA – A ERVA DO DESCANSO

Além de ser o mais versátil, o óleo essencial de lavanda é o mais utilizado na aromaterapia, sendo o número um em combate ao stress e tensões nervosas.

Excelente no tratamento da insónia, é possível obter seus efeitos bastando aplicar apenas uma gota em seu travesseiro. Também combate a ansiedade e a depressão, alivia dores musculares e hematomas. É anticéptico e um excelente antídoto contra picadas de abelhas, formigas e outros insectos. Eficaz contra queimaduras no geral, aliviando a dor, promovendo a cicatrização e regenerando a pele. No tratamento pós-cirúrgico evita a ocorrência de queloides.

Além dos benefícios já citados, o óleo essencial de lavanda está indicado para outros problemas de saúde diversos como os respiratórios – bronquite, asma, tosse – e digestivos, como flatulência, cólicas, náuseas e vómitos. A lavanda é um dos poucos óleos essenciais que pode ser directamente aplicado na pele, sem qualquer tipo de diluição, tonificando e revitalizando-a.

 

LIMÃO TAHITI OU SICILIANO – MELHORE O SEU BEM-ESTAR GERAL

O óleo essencial de limão é muito benéfico para o sistema circulatório e para diminuir a tensão arterial. Além de estimular o sistema imunitário e digestivo, é um bom remédio para a prisão de ventre, dispepsia e celulite. Na aromaterapia, o limão acalma e alivia dores de cabeça e enxaquecas, melhorando inclusive as dores de quem sofre de artrite e reumatismo.

Poderoso no combate às gripes e constipações, contribui para a diminuição da febre e outros sintomas associados, como as infecções da garganta e a bronquite. Indicado também para tratamentos capilares e dermatológicos.

ROSA – A ERVA DA SUPERAÇÃO

O óleo essencial de rosa tem um efeito calmante muito agradável, activados principalmente em situações de depressão, raiva, luto, medo, tensão e stress. Estimula o funcionamento do fígado, da vesícula e do sistema circulatório, sendo ainda indicado para tratar várias doenças cardiovasculares, como palpitações e arritmias. A aromaterapia defende ainda a sua utilização em casos de asma, tosse crónica, alergias, náuseas, herpes, eczema e inflamações diversas. Enquanto hidratante faz maravilhas à pele e, diluído em água, é uma óptima solução para a conjuntivite.

TEA TREE – COMBATA OS FUNGOS E BACTÉRIAS

O Tea Tree, ou óleo essencial de melaleuca possui excelente acção bactericida, antiviral, fungicida e anti infecciosa. Eficaz no combate aos problemas de pele e unhas, sobretudo aqueles provocados por fungos. Indicado para banhos íntimos masculinos e femininos, com foco para candidíase e herpes. Além destas propriedades, o óleo essencial Tea Tree fortalece o sistema imunológico, desodoriza os pés e combate o mau hálito.

 

YLANG-YLANG – O AFRODISÍACO

Com origens na Indonésia, o óleo essencial ylang-ylang é, acima de tudo, um antidepressivo e tranquilizante, actuando também como afrodisíaco. Na aromaterapia é utilizado para combater a ansiedade, tensão, choque, medo e pânico, sendo frequentemente utilizado no tratamento de impotência e frigidez. Os seus poderes curativos foram ainda verificados em casos de infecções intestinais, tensão alta, respiração acelerada, e em pessoas com batimentos cardíacos muito elevados. O ylang-ylang é igualmente eficaz na estimulação do crescimento do cabelo.

 

LISTA COMPLETA DE ÓLEOS ESSENCIAIS E PROPRIEDADES PARA USO EM AROMATERAPIA

Agora que você já conhece os óleos essenciais mais utilizados na aromaterapia, vamos apresentar um pequeno dicionário contendo uma maior variedade destes óleos essenciais e suas propriedades para o corpo e a mente.

 

óleos essenciais: Basílico

BASÍLICO (MANJERICÃO)

Físicos: alivia cãibras, combate a fadiga e é um óptimo repelente contra insectos.
Mentais: estimula a memória, clareia os pensamentos e combate sintomas de depressão e ansiedade.

 

 

 

óleos essenciais: BergamotaBERGAMOTA

Físicos: excelente bactericida, também auxilia como estimulante digestivo, combate dermatoses e cólicas.
Mentais: grande auxiliar para amenizar a angústia, o stress, ansiedade e sintomas da depressão.

 

 

 

óleos essenciais: CanelaCANELA

Físicos: analgésico e bactericida, combate gripes, cólicas, diarreias e ainda auxilia no estímulo sexual.
Mentais: fortalece a intuição, conforta e alivia a fadiga.

 

 

 

 

óleos essenciais: Capim LimãoCAPIM LIMÃO

Físicos: eficaz bactericida e repelente contra insectos, também funciona como diurético, digestivo e contra acne e cólicas.

Mentais:controla o esgotamento mental, relaxa e harmoniza a mente.

 

 

óleos essenciais: CedroCEDRO

Físicos: combate infecções gerais e urinárias, cistite, alivia o reumatismo, dermatoses e problemas respiratórios como a asma.

Mentais: controla a tensão e ansiedade, o medo e a raiva.

 

 

 

 

óleos essenciais: CipresteCIPRESTE

Físicos: óptimo para o sistema circulatório, beneficia quem sofre com varizes e hemorróidas. Ajuda a combater a retenção de líquidos, sudoreses e pode ser utilizado para limpeza facial. Também proporciona resultados para problemas respiratórios, actuando contra a gripe e como expectorante.
Mentais: auxilia na concentração e a aliviar a tensão.

 

 

óleos essenciais: CitronelaCITRONELA

Físicos: famoso purificador ambiental, combate insectos e ainda actua como estimulante.

 

 

 

 

óleos essenciais: CravoCRAVO

Físicos: bom analgésico, bactericida e antifúngico, auxilia também no trato digestivo e em dores de dente. Também pode ser utilizado como repelente e estimulante sexual.
Mentais: estimula a memória, aquece e favorece a concentração.

 

 

 

óleos essenciais: Erva DoceERVA DOCE

Físicos: o óleo essencial é um excelente digestivo e auxiliar contra cãibras abdominais, bem como contra os sintomas da TPM e menstruações irregulares. Incentiva a lactação e estimula o bom funcionamento do sistema nervoso
Mentais: eficaz no combate ao stress.

 

 

óleos essenciais: GengibreGENGIBRE

Físicos: o gengibre possui as funções principais de analgésico, com foco em dores de carácter muscular, vertebral e ósseo em geral. Eficaz em evitar cãibras, enxaquecas e também em estimular sexualmente.
Mentais: o óleo essencial de gengibre tem forte influência no auxílio à concentração.

 

 

 

óleos essenciais: GrapefruitGRAPEFRUIT

Físicos: o grapefuit auxilia fisicamente nas questões diuréticas e bactericidas.
Mentais: possui propriedades relaxantes e revigorantes, auxiliando ainda na fadiga mental e física.

 

 

 

óleos essenciais: JasmimJASMIM

Físicos: excelente analgésico, cura dores em geral, principalmente as musculares e relacionadas a parto.
Mentais: equilibra sensações como as de rejeição, pânico, medo, paranóia e melancolia. Também reduz os sintomas da depressão.

 

 

 

óleos essenciais: JuníperoJUNÍPERO

Físicos: o óleo essencial de junípero é um óptimo desintoxicante, tanto hepático quanto renal. Actua como diurético, bactericida e ainda alivia dores musculares e questões dermatológicas como a acne e micoses.
Mentais: ameniza sensações de medo e insegurança.

 

 

 

óleos essenciais: LaranjaLARANJA

Físicos: estimula o metabolismo celular e as funções digestivas, agindo como um tónico estomacal. Por apoiar as funções renais e da bexiga, é indicado no tratamento de disfunções desses órgãos. Tem acção hipotérmica, combatendo a febre. Fortalece cabelos quebradiços.
Mentais: combate a fadiga, o apego e a melancolia. Alivia estados de depressão, tristeza, ansiedade e tensão nervosa

 

óleos essenciais: MandarinaMANDARINA

Físicos: anti espasmódico e digestivo, também auxilia no tratamento de cãibras, herpes e insónia e facilita a digestão.
Mentais: melhora o humor, relaxa e trata de irritabilidade.

 

 

 

 

ManjeronaMANJERONA

Físicos: regenera o sistema nervoso, hepático e ameniza dores de cabeça e musculares e insónias.
Mentais: trata de ansiedades, angústias e sintomas de depressão.

 

 

 

 

óleos essenciais: MentaMENTA

Físicos: poderoso tónico nervoso e hepático, cuida de indigestão estomacal, náuseas, sintomas de menopausa, dores musculares, cãibras, reumatismo, além de actuar como um excelente expectorante.
Mentais: clareia a memória, aumenta a concentração e tem acção revigorante.

 

 

 

óleos essenciais: Noz MoscadaNOZ MOSCADA

Físicos: poderoso afrodisíaco, também actua como digestivo, controla diarreias e auxilia o processo do parto (contracção uterina).

Mentais:diminui sensações de tristeza e insegurança.

 

 

 

 

óleos essenciais: OlíbanoOLÍBANO

Físicos: actua como anticéptico pulmonar, aliviando tosses constantes, bronquite e gripes. Excelente bactericida, estimula a cicatrização e a regeneração celular.
Mentais: alivia sintomas de ansiedade, tensão, purifica o ambiente e é muito utilizado para rituais e cerimónias, com o intuito de protecção.

 

 

 

óleos essenciais: PatchouliPATCHOULI

Físicos: potente rejuvenescedor, trata de cicatrizes, acne, além de ser um excelente bactericida e tónico sexual.
Mentais: acalma, relaxa e induz a meditação.

 

 

 

 

óleos essenciais: PalmarosaPALMAROSA

Físicos: rejuvenescedor e regenerador celular, actua em dermatoses e como adstringente.
Mentais: reduz o stress, a fadiga, o nervosismo e os sintomas da depressão.

 

 

 

óleos essenciais: PetitgrainPETITGRAIN

Físicos: diurético e digestivo, actua também como bactericida.
Mentais: diminui a fadiga mental e física, relaxa e clareia mente e memória.

 

 

 

 

óleos essenciais: PinhoPINHO

Físicos: bactericida e descongestionante, actua como descongestionante, expectorante e no tratamento de sinusite, gripe, bronquite. Eficaz também contra dores musculares e reumáticas.

 

 

 

 

óleos essenciais: Sálvia SclareaSÁLVIA SCLAREA

Físicos: aumenta a imunidade e auxilia no parto, frigidez e possui propriedades adstringentes.
Mentais: relaxa, aliviando sintomas de stress, pânico e agressividade. Também eficaz no combate aos sintomas da depressão.

 

 

 

TangerinaTANGERINA

Mentais: utilizado também por gestantes (após o quarto mês de gravidez) e crianças, se associado com lavanda, é um poderoso relaxante. Auxilia a reduzir sensações de medo, tristeza e irritabilidade.

 

 

 

óleos essenciais: TomilhoTOMILHO

Físicos: auxilia em estados gripais, resfriados e problemas respiratórios em geral, actuando também como bactericida. Alivia o cansaço físico e também é um eficiente repelente de insectos.

 

 

 

 

 

Artigos Relacionados

Sobre o autor Ver todos os artigos

O Guia Da Luz