O Guia Da Luz

O livro litúrgico que contém, além de outros rituais, o único ritual formal para Exorcismo sancionado pela Igreja Católica Romana. Interessado(a)?

Estou aqui hoje para postar um dos livros litúrgicos da Igreja Católica: o Ritual Romano.

O que é o Ritual Romano?

“O Rituale Romanum (Ritual Romano em latim) é um livro litúrgico que contém todos os rituais normalmente administrados por um padre, incluindo o único ritual formal para exorcismo sancionado pela Igreja Católica Romana até finais do século XX. Além do exorcismo de demônios e espíritos, esse manual de serviço para padres também contém instruções para o exorcismo de casas e outros lugares que se acredita estarem infestados por entidades malignas.” (Wikipédia).

Neste livro encontram-se todos os Rituais da Igreja Católica. Rituais que vão desde o Batismo de crianças até o ritual de Exorcismo. Muitos procuram por este livro na internet e ele é realmente difícil de encontrar. Principalmente com essa onda cinematográfica de filmes e seriados como “O Exorcista” e “Supernatural” (exibido no SBT), todo mundo tem interesse em aprender, ou apenas por curiosidade, ver o texto original e até ter um livro desses em casa.

Cena do filme “O Exorcista”.

Como tenho certeza que a maioria que vai fazer o download do livro vai querer dar uma de Exorcista por aí, já vou logo esclarecendo alguns pontos:

1º – O Exorcismo, pelo menos na Teologia Católica, só pode ser ministrado pelo Padre com a autorização do Bispo Diocesano. Portanto, sair por aí querendo Exorcizar “todo mundo” não vai dar em nada.

2º – Esse livro não é um livro de magia onde contém palavras mágicas, onde se faz um “demônio” ou algo parecido sair do corpo. Como já foi mencionado, é um livro litúrgico que geralmente é usado por Padres.

Esses são os principais pontos a serem salientados, porém nada impede que use o livro da maneira que quiser, afinal ele é de todos e cada um usa como julgar necessário.

Por que em Latim ?

O livro está em idioma Latino, ou seja, está em Latim. Não é de se estranhar, afinal o Latim é o idioma oficial da Igreja Católica. Agora vocês devem estar se perguntando: “Por que não postou em português?”. È simples. Esse livro, por assim dizer, não foi traduzido completamente para o português, apenas partes dele. Por exemplo: O Ritual de Exorcismo do Ritual Romano em Latim de nome “De Exorcizandis Obsessis A Daemonio” foi traduzido para o português no Brasil em um livro só, cujo nome é “Ritual de Exorcismo e outras Súplicas” que é vendido pela Editora Paulus. No Brasil também existe os “direitos autorais” e um monte de coisinhas a mais, então pegar cada livro desse traduzido para o português e postar na internet, aqui no Brasil, além de ser um pouco de “Loucura”, iria dar cadeia.

O Ritual Romano em 3 volumes: Volume I – Os Sacramentos e Procissões; Volume II – Enterro Cristão e Serviços para os Mortos, Exorcismo, Bênçãos Reservadas aos Religiosos ou Lugares Determinados; Volume III – As Bênçãos.

Continuando, como o latim é o pai do português, algumas palavras se entende, outras são mais difíceis. Na minha opinião o livro em Latim é ainda melhor, porque está do jeito que veio de Roma, sem alterações nem outras modificações que acontecem na tradução de qualquer livro.

“Ritual de Exorcismo e outras Súplicas” da editora Paulus, tradução do Ritual Romano “De Exorcizandis Obsessis A Daemonio”

Cena do seriado “Apparitions”, da BBC.

Ajuda

Para finalizar, darei uma ajuda para aqueles que não têm muita paciência em procurar as páginas e ficarão meio perdidos. Vamos às dicas:

1º – O Índice do livro se encontra na Página 473 (apenas digite o número da página no programa). As páginas estão na numeração correta.

2º – O Ritual de Exorcismo se encontra na Página 269.

Espero que tenham gostado da matéria. Usem com sabedoria.

Link para download: https://mega.nz/#F!BEYlkKyL!OyD0j855yh4GLnv6NXu8lA

Artigos Relacionados

Sobre o autor Ver todos os artigos

O Guia Da Luz

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: