O Guia Da Luz

Você já deve ter passado por uma fase daquelas em que parece que está dando tudo errado. O projecto que você estava apostando não vingou,  teve uma discussão feia em casa e para ajudar acaba de receber uma multinha daquelas que sabem espremer até os últimos centavos da carteira.  Pois é, por mais que preferíssemos que não existissem, as dificuldades são uma parte constante da nossa vida e precisamos conviver com elas. Agora, a forma como você vai ultrapassar essas barreiras é uma decisão que só cabe à você.

Nossa tendência natural nesses momentos é começar a reclamar e super-valorizar o problema. Muitos de nós ficamos apegados a negatividade do momento por tempo demais. Começamos a pensar coisas como “É complicado demais conseguir fazer com que esse tipo de projecto funcione. Acho que não tenho condições para isso.”. Você começa a duvidar de si mesmo. Como se nada que faça possa dar certo. O problema, por certo, é que isso nos leva a uma onda crescente de negatividade que pode nos afundar cada vez mais.

Se você está passando por isso, hora de mudar. Esse tipo de pensamento só irá piorar a situação. Em vez disso, recupere a positividade. Você irá se sentir melhor, com mais condições de tocar em frente e com maiores chances de vencer seus desafios.

Nessas situações, a primeira coisa é reconhecer o comportamento negativo. Muitas vezes, esse tipo de pensamento pode ficar ruminando na cabeça de forma subconsciente. Perceba isso. Tome consciência que você está pensando dessa forma. Esse é o primeiro passo para mudar.

É aquela coisa, se você ficar prestando atenção na escuridão, nunca encontrará a luz.

Dominada essa primeira etapa, a próxima coisa que você pode fazer é procurar tirar uma lição do ocorrido. Essa é uma forma muito mais positiva de abordar a situação. Viver é aprender, como diz o ditado. Faça-se perguntas que ajudem a esclarecer o motivo do projecto não ter acontecido como você queria. Pense no que você pode mudar da próxima vez. Essa é uma forma bem mais útil de analisar a situação e transformar o ocorrido em algo em seu benefício.

Em terceiro lugar, tenha confiança que você pode vencer. Nem sempre conseguimos o que queremos da primeira vez. Muitas vezes você precisa tentar, tentar e tentar mais um pouco até chegar lá. Persistência é uma qualidade necessária para conquistar seus objectivos. Você já viu alguém que aprendesse a dirigir na primeira vez que sentasse na direcção? Não funciona assim, precisa de prática para conseguir. Se todo mundo desistisse na primeira tentativa ninguém saberia dirigir.

Por fim, pare de pensar tanto no que não está bom e abra mais espaço na sua mente para as coisas que estão dando certo. O simples fato de você saber ler, por exemplo, já é algo a ser celebrado dado que têm muita gente nesse mundo que não teve essa oportunidade de aprendizado. Se você considerar todas as outras coisas que você têm na vida, a começar por sua saúde, e comparar com outros verá que têm muito a celebrar.

Artigos Relacionados

Sobre o autor Ver todos os artigos

O Guia Da Luz

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: