O Guia Da Luz

Quem acompanha as palavras de sabedoria de Chico Xavier certamente já deve ter ouvido falar de Emmanuel, o seu guia espiritual. Saiba mais sobre a relação de amizade, parceria e luz que houve entre os dois.

QUEM FOI EMMANUEL?

Quem foi Emmanuel?O espírito Emmanuel apareceu a Chico Xavier pela primeira vez em 1927, quando ele estava na fazenda da sua mãe. Segundo o relato de Chico, ele ouviu uma voz e logo em seguida vislumbrou a imagem de um jovem majestoso e brilhante, com vestes de sacerdote. Chico tinha apenas 17 anos. Os trabalhos de Chico e de Emmanuel, entretanto, só começaram mais tarde em 1931, quando Chico já tinha maior maturidade espiritual.

Quando ele se encontrava em baixo de uma árvore, orando, Emmanuel voltou a aparecer para ele, dizendo:

– Chico, você está disposto a trabalhar na mediunidade

– Sim, estou. Se os bons espíritos não me abandonarem.

– Você nunca estará desamparado, mas para isso é preciso que você trabalhe, estude se esforce muito no bem.

– Você acha que eu tenho condições de aceitar este compromisso?

– Perfeitamente, desde que honre os três pontos básicos para o serviço.

– Qual é o primeiro ponto?

– Disciplina.

– E o segundo?

– Disciplina.

– E o terceiro?

– Disciplina, é claro. Temos algo a realizar. Temos trinta livros a começar.”

 

A partir de então, a parceria espiritual entre Chico e Emmanuel deu origem a muito mais do que 30 livros, foram mais de 110 livros de autoria de Emmanuel, psicografados por Chico Xavier. Os livros de aconselhamento espiritual, obras de exegese bíblica, cartas, mas também romances históricos e outros géneros literários que foram traduzidos para diversos idiomas. Quando Chico questionou a Emmanuel sobre a sua identidade pela primeira vez, o espírito disse: “Descansa! Quando te sentires mais forte, pretendo colaborar igualmente na difusão da filosofia espírita.

Tenho seguido sempre os teus passos e só hoje me vês, na tua existência de agora, mas os nossos espíritos se encontram unidos pelos laços mais santos da vida e o sentimento afetivo que me impele para o teu coração tem suas raízes na noite profunda do século”. A parceria entre eles foi tão forte, que em entrevista Chico chegou a garantir que Emmanuel era para ele como um pai espiritual, que tolerava suas faltas, o tratava com o carinho e a bondade necessária, repetindo as lições que ele precisava aprender.

A PARCERIA ESPIRITUAL ENTRE CHICO XAVIER E EMMANUEL

A partir deste contato, Chico e Emmanuel trabalharam juntos por muitos anos, até o dia Chico desencarnou, aos 92 anos. Foram muitas obras psicografadas com muita disciplina e esforço do médium, que mesmo em momentos difíceis se dedicou incessantemente a trazer as mensagens de luz do espiritismo para a humanidade. Emmanuel não gostava de aparecer em meio a outras pessoas, somente para Chico. Antes, ele costumava aparecer em reuniões de grupos espíritas ao qual o médium fazia parte, mas pediu a eles que entendessem que preferia aparecer somente ao médium com estas palavras: “Amigos, a materialização é fenómeno que pode deslumbrar alguns companheiros e até beneficiá-los com a cura física. Mas o livro é chuva que fertiliza lavouras imensas, alcançando milhões de almas. Rogo aos amigos a suspensão destas reuniões a partir desse momento.”. Desde então, passou a aparecer só para Chico.

DE ONDE VEM A PROFUNDA LIGAÇÃO ENTRE CHICO E EMMANUEL?

Existem hipóteses levantadas por estudiosos do espiritismo que Chico e Emmanuel podem já ter sido parentes em vidas passadas. A conexão entre eles era tão poderosa e harmónica, que estudiosos conseguiram apontar, com base no livro “Há dois mil anos” de Emmanuel, a possibilidade de terem sido pai e filha. Neste livro, Emmanuel descreve uma de suas encarnações (acredita-se que ele já tenha vivido pelo menos 10 encarnações) em que ele foi um senador romano chamado Públio Lentulos. Esse senador era contemporâneo de Jesus Cristo e acredita-se que o espírito de Chico Xavier pertencia à filha de Públio, chamada Flávia.

São apenas hipóteses. Nem Chico nem Emannuel jamais confirmaram essa relação de parentesco. A relação entre os dois foi poderosa e abençoada, pois deixou um legado de luz, esperança e amor através das palavras do Espírito psicografadas com muita dedicação por Chico.

EMMANUEL ESTÁ ENTRE NÓS?

Sim, possivelmente. Depois de já ter encarnado muitas outras vezes na Terra, em diversas terras e nações, existem indícios que Emmanuel tenha reencarnado neste século em um brasileiro. Vários livros psicografados por Chico mostravam que Emmanuel estava se preparando para o reencarne. No livro Entrevistas, de 1971, Chico disse:

Ele (Emmanuel) afirma que, indiscutivelmente, voltará à reencarnação, mas não diz exatamente o momento preciso em que isto se verificará. Entretanto, pelas palavras dele, admitimos que ele estará regressando ao nosso meio de espíritos encarnados no fim do presente século (XX), provavelmente na última década”.

De acordo com informações de uma médium espírita chamada Suzana Maia Mousinho, amiga particular de Chico Xavier desde 1957, Emmanuel reencarnaria em uma cidade no interior de São Paulo. Suzana e sua nora, Maria Idê Cassaño afirmam que Chico revelou a ambas em 1996 que Emmanuel começava a se preparar para a reencarnação. Posteriormente, uma senhora chamada Sônia Barsante, frequentadora do Grupo Espírita da Prece, afirmou que em um certo dia do ano 2000, Chico entrou em transe mediúnico, e ao regressar afirmou que tinha ido em desdobramento até uma cidade em São Paulo em que acompanhou o nascimento de um bebê, que seria Emmanuel reencarnado. Segundo Chico, ele viria para trabalhar como professor e doutrinar a luz do espiritismo.

Artigos Relacionados

Sobre o autor Ver todos os artigos

O Guia Da Luz