O Guia Da Luz

Corpo,  alma e espírito são três termos que são confundidos, em especial na religião cristã. Para entender a verdadeira definição das três palavras. A confusão nasce de algumas passagens das Escrituras.

O CORPO

O primeiro entendimento do que é o corpo fica por ser a parte visível, ou seja, aquilo em que habitamos no mundo físico. Há trechos na bíblia em que afirmam que Deus fez o homem do pó da terra, que surgiu no catolicismo romano e do Islão.

A composição orgânica do corpo tem 72% de água, 14% de carbono, 9% de hidrogénio, 5% de nitrogénio e 3,5% distribuídos entre outros 15 elementos como o cálcio, potássio, enxofre, sódio, iodo, cloro, zinco, entre outros. Coincidência ou não, essa também é a mesma composição orgânica da terra. Ou seja, a terra que dá vida aos seres humanos é a mesma da terra que produz os alimentos.

A Bíblia é bem enfática ao dizer que Jesus em tudo se fez homem, mas também era 100% espírito. Mas para Deus, o corpo é o seu endereço, ou santuário, ou tabernáculo de carne, ou até mesmo um pequeno Deus.

A ALMA

O novo testamento reconhece a alma como “psique”, traduzido do grego como parte interna invisível. Ela é considerada a sede das emoções que trabalha no campo da mente humana e das sensações emotivas. Ainda no antigo testamento eram sugeridos quatro categorias de almas: a alma biológica (ligada às emoções em sentido físico), a alma eterna (dádiva de Deus, uma alma diferenciada), a alma como cidadão e a alma como sentimento (sentimentos como alegria e tristeza).

O ESPÍRITO

É a parte que liga os cristãos à Deus, é a ligação com coisas espirituais. É algo que pertence apenas ao homem. Na bíblia vemos que o espírito foi insuflado nas narinas de Adão. A ligação entre o espírito e Deus acontece através da oração, o louvor e da glória ao mesmo.

O espírito pode reger a vida e o carácter do homem, representando a natureza e o transformando cada dia na imagem verdadeira e semelhança de Deus. É o princípio activo da nossa vida espiritual e é também imortal. Responsável por manter uma ligação com Deus e receber seus conhecimentos.

Artigos Relacionados

Sobre o autor Ver todos os artigos

O Guia Da Luz